PATAC

O PATAC surgiu em 1970, como serviço da Congregação Redentorista Nordestina. Até o final dos anos 70 atuou na área de habitação popular desenvolvendo pesquisas e contribuindo para a adaptação e difusão de tecnologias simples voltadas para a construção de moradias, sobretudo na periferia da Cidade de Campina Grande-PB.

A partir dos 80 redefiniu sua ação e área de atuação. Passou a desenvolver ações junto a famílias agricultoras e suas organizações na região do semi-árido paraibano.

Em 1992 desligou-se da Congregação Redentorista e constitui-se legalmente como Associação autônoma sem fins lucrativos.

Tem como missão trabalhar pela viabilidade da agricultura familiar, especialmente no semi-árido paraibano, fortalecendo os processos de experimentação e difusão de inovações técnicas e sócio-organizativas junto às famílias agricultoras e suas organizações, tendo a agroecologia com base técnica-metodológica e científica da construção de uma proposta de desenvolvimento rural sustentável.

Visando a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica da ação de desenvolvimento da agricultura familiar e de convivência com o semi-árido, o Patac desenvolve os seguintes programas:

a) Manejo dos recursos hídricos;
b) Manejo dos sistemas de criação animal e da vegetação nativa;
c) Cidadania, políticas públicas e desenvolvimento local;
d) Desenvolvimento institucional.

Há mais 30 anos vem estabelecendo parcerias com entidades da cooperação internacional, tais como OXFAM, CRS, Cáritas/Governo Norueguês, SACTES/DED, MISEREOR e nacional, como CESE, Cáritas-Brasileira, entre outras.

Estabeleceu convênios com órgãos do governo federal, tais como, MAARA, SUDENE (Convênio Cetra-Sudene/ Patac/Cetra) e com o MDA através do Projeto Dom Helder Câmara e do PRONAF. Com o governo estadual através do COOPERAR, Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Paraíba, ADENE (convênio SEBRAE-PB/Patac), Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado da Paraíba entre outros.

Estabeleceu convênios com órgãos do governo federal, tais como, MAARA, SUDENE (Convênio Cetra-Sudene/ Patac/Cetra) e com o MDA através do Projeto Dom Helder Câmara e do PRONAF. Com o governo estadual através do COOPERAR, Secretaria da Educação e Cultura do Estado da Paraíba, ADENE (convênio SEBRAE-PB/Patac), Secretaria do Trabalho e Ação Social do Estado da Paraíba entre outros.

Participa das seguintes Redes e Articulações: Articulação do Semi-árido Paraibano (ASA/PB), Articulação no Semi-árido Brasileiro (ASA/ Brasil), Rede Abelha Nordeste, Articulação Nacional de Agroecologia e Associação Brasileira de Organização Não-Governamentais (ABONG).

É reconhecida de Utilidade Pública Municipal, através da Lei nº 3.146 de 09 de junho de 1995 e de Utilidade Pública Estadual, através da Lei Nº 6.502 de 27 de junho de 1997.


Recebeu premiações, tais como:
- Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, certifica que a Cisterna de Placas Pré-moldadas implementada pelo PATAC é reconhecida como tecnologia social efetiva. Brasília, novembro de 2001.

- Prêmio NEAD de Estudos Agrários confere ao PATAC o Diploma de Mérito Agrário por ter sido vencedora na categoria ONG com o trabalho da Agricultura Sustentável: de uma experiência comunitária a uma ação municipal, na edição 2001.

- Prêmio Banco Mundial de Cidadania outorgado durante Encontro nacional de Experiências Sociais Inovadoras, realizado em Brasília, no período de 10 a 13 de junho de 2002.


Estrutura e funcionamento
§ O Patac é legalmente constituída como associação autônoma sem fins lucrativos.

§ A Associação PATAC é constituída dos seguintes órgãos: Assembléia Geral; Conselho Diretor; Coordenação Executiva e Conselho Fiscal. A Assembléia Geral é o órgão máximo da entidade, é constituída por sócios efetivos. Reunindo-se, ordinariamente, uma vez por ano.

§ O Conselho Diretor é o órgão direção, o qual é constituído por 03 (três) diretores: 1 Presidente, 1 Secretário e 1Tesoureiro, dentre os sócios efetivos.

§ A Coordenação Executiva é o órgão responsável pela gestão administrativa, financeira e gerencial dos programas e projetos do PATAC em execução. O Conselho Diretor indica os nomes da Coordenação Executiva e submeti-os à homologação da Assembléia Geral; a coordenação é composta por dois membros, um coordenador administrativo e um coordenador técnico.

§ O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização da gestão do PATAC, sobretudo a financeira. É constituído por 03 (três) membros e 02 (dois) suplentes. Todos os cargos de direção têm duração de três anos.