20 de agosto de 2015

ASA PB participa da 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional


A Articulação do Semiárido Paraibano (ASA PB) realizou na última quarta-feira, dia 19, um encontro preparatório para a 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), cujo lema é “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.

A conferência está sendo realizada nesta quinta (20) e sexta (21), em João Pessoa, no Espaço Cultural, cerca de 500 pessoas irão participar como delegados (as) e como convidados (as).

O momento de formação realizado pela ASA PB reuniu representantes dos diversos territórios (Cariris, Folia, Casaco, Alto e Médio Sertão, Curimataú, Borborema e  Brejo) envolvidos na dinâmica da Rede e que participarão da conferência.

Uma atividade de reflexão sobre a importância da participação da ASA em uma Conferência de (SAN) foi realizada com os participantes que enumeraram diversos eixos que norteiam as ações direcionadas a alimentação saudável e segura, que estão relacionados ao acesso a água e a produção de alimentos nos quintais produtivos.

Em seguida, uma breve análise de conjuntura desenhou o cenário político e econômico atual e as interferências do grande capital que ameaçam as políticas públicas conquistadas pelas famílias agricultoras de base agroecológica. Um importante debate diferenciou termos como orgânicos, agronegócio e agroecologia, chamando a atenção dos participantes para a construção adequada do uso de cada palavra na política de convivência com o Semiárido.

Encerrando este momento foram realizados trabalhos em grupos onde foram aprofundados os eixos que direcionam a conferência, Eixo 1: Comida de Verdade: Avanços e obstáculos para  a conquista da alimentação adequada e saudável e de soberania alimentar; Eixo 2: Dinâmicas em curso, escolhas estratégicas  e alcances da política pública; Eixo 3: Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...