25 de agosto de 2015

Articulação Semiárido Brasileiro (Asa Brasil) lança novo portal

Informações sobre região semiárida brasileira e tecnologias sociais de acesso à água podem ser encontradas no novo portal

A partir desta quarta-feira (26) quem acessar o endereço www.asabrasil.org.br vai encontrar um novo espaço de informações sobre o Semiárido. É que a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) colocará no ar seu novo portal na internet.

A ASA é uma rede formada por mais de três mil organizações que trabalham pelo desenvolvimento da região semiárida brasileira. O objetivo com seu novo portal é trazer informações institucionais, acerca dos projetos desenvolvidos pela rede, mas também conteúdo que visibilize o potencial da região e as diversas histórias de vida agricultoras e agricultores.


O novo portal da ASA reúne conteúdos sobre o Semiárido em diversas linguagens, convergindo notícias, áudio, vídeo e fotografia sobre a região Semiárida brasileira. Ele também pode ser acessado em dispositivos mobile sem prejuízo na apresentação dos conteúdos. Entre as novidades está a disponibilização do Mapa de Tecnologias, com um contador de todas as tecnologias sociais implementadas pela ASA, como as de captação de água da chuva para consumo humano e produção de alimentos, casas de sementes e cisternas em escolas. No mapa, além da quantidade de tecnologias realizadas, é possível identificar sua localização, que utiliza as informações de georreferenciamento de cada tecnologia.

A ASA também disponibilizará todas as suas publicações impressas no formato digital para leitura e download. Em destaque o boletim O Candeeiro que traz história de famílias, grupos e comunidades do Semiárido e suas experiências. Da mesma forma será possível acessar e baixar toda sua produção em áudio e acervo de imagens, além do acesso ao canal de vídeos da rede no Youtube. No portal também será possível compartilhar o conteúdo em redes sociais ou acessar as redes que a ASA está presente.

A plataforma contará ainda com um espaço reservado à imprensa, onde profissionais de comunicação podem se cadastrar para receber notícias da rede, a partir de temas de interesse, e acessar o que tem saído sobre a ASA nos meios de comunicação. Tudo isso organizado em um formato visual mais dinâmico. O conteúdo do portal é produzido por comunicadoras e comunicadores populares da ASA presentes em todo o Semiárido.

ASA - A Articulação Semiárido Brasileiro é formada por organizações da sociedade civil de distintas naturezas – sindicatos rurais, associações de agricultores e agricultoras, cooperativas, ONG´s, Oscip, etc. que defendem, propagam e põem em prática, o projeto político da convivência com o Semiárido.
Essa rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido defendendo os direitos dos povos e comunidades da região. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 10 estados que compõem o Semiárido Brasileiro (MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA).

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...