17 de dezembro de 2014

Agricultoras e Agricultores Experimentadores avaliam experiências de enfrentamento à seca

Estratégias de convivência com o Semiárido e de enfrentamento aos períodos de estiagem; potencialização de tecnologias de armazenamento de água de beber e para produção de alimentos; valorização e preservação das sementes da Paixão através dos Bancos de Sementes; armazenamento de forragem para criação animal, reutilização da água e estratégias para comercialização dos produtos da agricultura familiar serão temas avaliados nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), pelo Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Seridó e Curimataú paraibano.
O encontro acontecerá no Hotel Fazenda Day Camp, localizado na zona rural de Campina Grande, no Sítio Lucas e reunirá cerca de 100 agricultores da região do Cariri, Seridó e Curimataú. A abertura será às 8h30 desta quinta-feira e terá a participação das agricultoras e agricultores que experimentam e trocam conhecimentos sobre ações desenvolvidas em suas propriedades para enfrentar os desafios nos períodos de estiagem prolongados, como os dos últimos 3 anos.

Diante dessa discussão será feito um levantamento das ações e a análise de como estas têm se apresentado no fortalecimento  da agricultura  familiar de base agroecológica e na proposta de convivência com a região do Território do Cariri.
Segundo a coordenação do Coletivo serão avaliados lições e aprendizados que cada município vivenciou como forma de resistência e de enfrentamento a estiagem. Além disso, dois novos temas perpassarão as discussões: O Protagonismo Juvenil no Território e a Comunicação como estratégia política de fortalecimento das ações.

A organização (Coletivo) também conta com a parceria da Entidade de Assessoria Técnica  e Sócio-Organizativa (Patac) e também integra a Rede da Articulação Semiárido Paraibano ( Asa PB). 

Simone Benevides
Comunicadora Patac/ASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...