6 de maio de 2014

ORGANIZAÇÕES DA ARTICULAÇÃO SEMIÁRIDO PARAIBANO (ASA_PB) REALIZAM EVENTO DE PREPARAÇÃO PARA III ENA

O evento paraibano preparatório ao III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) acontecerá nesta quarta-feira, dia 07, no Centro de Eventos Marista, em Lagoa Seca e contará com a presença de representantes das organizações que fazem parte da Articulação Semiárido Paraibano (Asa -PB) que representarão o estado no ENA.  O nacional ocorrerá entre os dias 16 e 19 de maio de 2014, na cidade de Juazeiro (BA) e terá a participação de 80 pessoas da Paraíba, sendo 56 agricultoras e agricultores, 24 técnicos e técnicas de organizações e movimentos sociais do estado.
A programação proposta para às 8h30 desta quarta-feira, é a realização de um Resgate Histórico da Construção da Agroecologia no Brasil e do atual contexto político (relação com o governo, avanço do agronegócio, surgimento da PNAPO, construção do III ENA), cujo tema será conduzido por Luciano Marçal da Silveira, coordenador da Asa -PB e da AS-PTA na Paraíba.
O segundo momento do evento tratará do Avanço e o Impacto do Agronegócio nos Territórios: Curimataú, Litoral e Alto Sertão (Várzea de Souza) e será coordenado por representantes dessas regiões.
A terceira parte, será de debate sobre  “A  Construção da Agroecologia nos territórios e as estratégias de resistência, o momento será enriquecido com a apresentação do território do Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar do Cariri, Curimataú e Seridó.
Em seguida, acontecerá um trabalho em grupo para discutir as seguintes questões: ‘Como cada território vem construindo o projeto da agricultura familiar camponesa e agroecológica e ‘O que é preciso fazer para fortalecer as estratégias de resistência nos territórios?
Por fim, será apresentada a Programação do III ENA e o encerramento se dará com a ‘Síntese da Expressão da Agroecologia no Estado da Paraíba’ (a partir das questões levantadas no trabalho dos grupos), a coordenação desse momento será feita pelo professor M.Sc. Francisco Nogueira, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Sousa.
Evento Nacional - O III Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) ocorrerá entre os dias 16 e 19 de maio de 2014 no campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), localizado na cidade de Juazeiro, Bahia. Reunirá 2.000 pessoas de todos os estados do Brasil e diretamente envolvidas na construção da agroecologia, sendo 70% agricultores familiares, camponeses, povos e comunidades tradicionais e pelo menos 50% mulheres. A participação da juventude será estimulada.
 O III ENA é promovido pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), uma rede nacional composta por organizações, redes regionais e movimentos sociais de abrangência nacional e regional. Ancorada no princípio da “unidade na diversidade”, a ANA tem como objetivo construir convergências políticas e uma expressão pública unitária em torno a um projeto de transformação do mundo rural brasileiro fundado na defesa da agricultura familiar camponesa e dos povos e comunidades tradicionais em suas múltiplas expressões e identidades. 
O III ENA tem como objetivo central aumentar a coesão política e a expressão pública do campo agroecológico brasileiro. Para tanto, está organizado para dar respostas à seguinte questão: “Por que interessa à sociedade apoiar a agroecologia?” Exemplos concretos previamente sistematizados por participantes do III ENA em suas regiões de origem serão a base para o debate em torno dessa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...