5 de julho de 2012

Jovens rurais do Semiárido na tela do Canal Futura

Fonte: http://www.asabrasil.org.br/Portal/Informacoes.asp?COD_NOTICIA=7407
Programa sobre juventude rural está sendo reprisado
Laudenice Oliveira - Centro Sabiá
29/06/2012
Foi reapresentada na quinta-feira, 28, no Canal Futura, o primeiro episódio do Programa Diz Aí sobre a Juventude Rural do Semiárido, cujo tema é Meio Ambiente e Biodiversidade. Este episódio conta com a participação de jovens de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão de Pernambuco, assessorados pelo Centro Sabiá. A reapresentação contou com a participação, ao vivo, do coordenador geral do Centro Sabiá, Alexandre Henrique Bezerra Pires, que foi um dos consultores da série. Os outros dois episódios também serão reprisados. 


O programa de Comunicação e Cultura, que vai ao ar dia 05 de julho, também tem a participação de jovens do Sertão do Pajeú. Eles são assessorados pela organização parceira Cecor, que tem sua sede em Serra Talhada. O último episódio tem como tema Agricultura Familiar e Segurança Alimentar, que será reapresentado dia 12 de julho. O Diz Aí Juventude Rural do Semiárido é uma realização do Canal Futura em parceria com a Articulação do Semi-Árido (ASA Brasil).
A série foi lançada durante a semana do Meio Ambiente, na primeira semana de junho. Triunfo e Serra Talhada foram palcos de dois lançamentos. Em Triunfo foi apresentado a população local o episódio Meio Ambiente e Biodiversidade e o Comunicação e Cultura, em Serra. Durante o lançamento os/as jovens protagonistas dos episódios tiveram a oportunidade de assistir em primeira mão os dois primeiros episódios. Em Triunfo, cerca de 200 pessoas participaram do evento entre jovens rurais, suas famílias e comunidade da cidade.

A mobilizadora comunitária do Canal Futura, Cinthia Sarinho, destacou a importância da parceria com a ASA e suas organizações para realização do trabalho. “Esse momento é de devolução, mais do que isso é de partilha. Para construir essa série contamos com a super parceira da ASA e parceiros locais como o Centro Sabiá, em Triunfo, e o Cecor, em Serra Talhada. Esse é de está celebrando essa que vai mostrar um outro olhar sobre a juventude do Semiárido e principalmente um olhar para esses jovens que estão aí fazendo história”.

Para o Jovem Erison Martins o resultado positivo do trabalho é fruto do esforço de todos e todas que estiveram protagonizando a série e daqueles que estão realizando as ações no meio rural. “O que vimos é muito importante porque é uma realidade. O que estamos fazendo é uma realidade aqui no Sertão”, disse Erison durante o lançamento.
Para o coordenador de articulação política do Centro Sabiá, Adeildo Fernandes, que também representou a ASA no lançamento, iniciativas dessa natureza são muito importante para dar visibilidade as ações desenvolvidas por jovens e famílias agricultoras do Semiárido. “O Canal Futura está de parabéns pela iniciativa, assim como a ASA. E o Centro Sabiá tem a alegria de poder contribuir num processo como esse, onde mostramos e podemos dizer que é possível sim conviver e viver bem no Semiárido. E esses jovens mostram que o Semiárido precisa ser olhado de forma diferente, na perspectiva do desenvolvimento sustentável”, afirma Adeildo.

Serra Talhada - O lançamento da série Diz Aí Juventude Rural do Semiárido aconteceu na sede do Cecor, em Serra Talhada. O episódio de Comunicação e Cultura contou com jovens assessorados pele e entidade. Para a técnica do Cecor, Rivaneide Almeida, a juventude rural tem tido participação importante para o desenvolvimento da agroecologia e a ASA, nas suas ações mais concretas, tem voltado seu olhar para a participação de jovens e mulheres, que têm sido pioneiros/as nessa questão da agroecologia. “A ASA tem contribuído em processos interessantes de construir a convivência com o Semiárido pensando no meio ambiente”, destaca. A jovem agricultora Ana Patrícia destacou o papel dos jovens para operar mudanças hoje. “Nós não somos o amanhã. Somos o presente, o hoje. Temos que ta presente hoje, participando hoje, fazendo mudanças hoje”, ressalta Ana.

Calendário de Reprises da Série Diz Aí Juventude Rural do Semiárido

Sempre às 15:20

28.06 - Meio Ambiente e Biodiversidade

05.07 - Comunicação e Cultura

12.07 - Agricultura Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...