16 de novembro de 2010

Capacitação sobre Corte de Carne Caprina em Juazeirinho

O Coletivo Regional do Cariri, Seridó e Curimataú Paraibano realizará uma capacitação sobre corte de carne caprina para agricultores familiares que trabalham com a pecuária caprina e ovina como alternativas diversificadas da agricultura familiar e agroecológica. A atividade acontecerá nos dias 17, 18 e 19 (quarta, quinta e sexta-feira, respectivamente) no Salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeirinho.
O objetivo dessa atividade formativa visa agregar valor ao modelo de agricultura desenvolvida naquela região do Coletivo Regional, com ênfase nos mercados agroecológicos a exemplo da Bodega Agroecológica e de programas governamentais, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).
José Valterlândio Cardoso, técnico educador do PATAC, comenta: “Nesses próximos 03 dias a comissão de criação animal do Coletivo estará realizando este curso sobre cortes especiais de caprinos com os agricultores e agricultoras das regiões do Coletivo. A expectativa é que cerca de vinte integrantes possam participar da atividade. Já há algum tempo vínhamos discutindo e buscando desenvolver uma atividade que atendesse a demanda desses pequenos camponeses produtores. Esta região tem um forte potencial para a criação de caprinos, apesar disso, muitas vezes não os consumidores não encontra a carne de caprino no mercado. Com a criação da Bodega Agroecológica (espaço de comercialização do Coletivo), percebemos a necessidade de desenvolver atividades de formação sobre o beneficiamento deste produto para que possa também ser comercializado nesse espaço”.
Ele ainda afirma que hoje um dos desafios da Comissão Animal se dá com relação à discussão sobre a conservação e qualidade dos produtos de origem animal: “Atualmente a Bodega Agroecológica dispõe de freezers que garantem a qualidade e conservação desse tipo de produto, além disso, estamos desenvolvendo estratégias de planejamento da produção para que eles sejam fornecidos e distribuídos pela Bodega de forma organizada, garantindo assim sua qualidade”.
A Comissão Criação Animal é uma das comissões temáticas do Coletivo e as atividades de formação estão relacionadas à questão da ração animal, melhoria da genética local e o melhor aproveitamento dos produtos, além de outras ações práticas que contribuam com o desenvolvimento e aperfeiçoamento das unidades rurais no processo de geração de trabalho e renda.

Assessoria de Comunicação do PATAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organizações comemoram a volta do CONSEA com banquetaço em Campina Grande

Um conjunto de organizações que atuam na promoção do direito humano à alimentação realizará no dia 27 de fevereiro, segunda-feira, um ‘Banqu...